quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Apple pode investir US$ 1 bi em fábrica de LCD da Sharp

Imagem mostra entrada principal do prédio da Apple em Cupertino, na Califórnia. Foto: AFP Interesse da Apple seria em diversificar fornecedores, já que a americana batalha por patentes contra a Samsung, que fabrica muitos dos componentes do iPhone e do iPad
Foto: AFP
Para garantir o fornecimento de telas LCD para iPhones e iPads, a Apple estaria planejando investir US$ 1 bilhão em uma fábrica da Sharp no Japão, de acordo com a Reuters. A companhia asiática está em férias de verão e ninguém foi encontrado para comentar o assunto. Outras informações ainda dão conta de que a americana pretenda investir também em uma nova fábrica da Toshiba.
Segundo uma fonte familiar ao assunto, as empresas japonesas de chip são as que mais têm esperanças de receber maiores pedidos da companhia de Steve Jobs, que estaria interessada em diversificar os fornecedores, uma vez que enfrenta batalhas judiciais contra a Samsung, uma das principais fabricantes de peças para tablets e smartphones da Apple. "Se a situação evoluir para um 'estado de guerra', pode haver uma grande mudança nas encomendas de componentes", afirma a fonte.
Embora a especulação sobre o investimento da marca americana na Sharp já circule na mídia japonesa desde o ano passado, foi na última quarta-feira que a notícia teve maior repercussão, quando a MF Global FXA Securities, empresa de corretagem de ações, afirmou que a possibilidade de o dinheiro chegar ao Japão era alta. "O investimento da Apple na planta de Kameyama cidade no noroeste japonês, para garantir fornecimento estável de telas para iPhones e iPads, teria grande impacto na lucratividade da Sharp", disse o analista David Rubenstein na nota da corretora. A declaração fez as ações da asiática subirem na bolsa e fecharem com alta de 1,8%, enquanto o setor apresentou queda de 0,8%.
Há algum tempo, outro rumor afirmava que a Sharp e a Apple já teriam entrado em acordo para que a japonesa fornecesse telas de menor consumo de energia para a sexta geração do iPhone.
Em junho, a Sharp anunciou mudanças em uma das suas principais fábricas de painéis para TV, que passaria a produzir telas pequenas e médias, com o objetivo de suprir a demanda para smartphones e tablets.

Tradutor

Nenhum comentário:

Postar um comentário